Política

Lula escolhe Lewandowski para Ministério da Justiça e causa reações no PL

Após decisão, que foi anunciada oficialmente nesta quinta-feira dia 11/01, Valdemar,  presidente do PL elogiou a escolha do então advogado de Lula para a vaga do STF no ano passado.

A posse será em fevereiro após o período de transição da pasta.

O ministro Ricardo Lewandowski disse que queria assumir o cargo, mas gostaria de ter liberdade para compor a equipe dele, após resolvidas todas as pendências, o presidente Lula prometeu dar toda autonomia para que Ricardo resolvesse o que Lula considera prioridade na pasta: a segurança pública.

Dentre as falas de Valdemar sobre a nova decisão do presidente,  disse:

“Estamos torcendo para ele acertar, porque estamos querendo ver o Brasil ir bem. [Mas] Acho difícil, temos que fazer economia, poupar, não gastar dinheiro do governo para fazermos o que precisamos fazer, investir em saúde, educação, segurança pública. Segurança está barbaridade”

Foto de apresentação do novo ministro

“O Lula é completamente diferente do Bolsonaro”, afirma Valdemar. O presidente do PL afirma que Lula é um “fenômeno” por ter “chegado aonde chegou”. Ele também elogia a atuação de Lula em governos anteriores.

Valdemar também afirmou que o senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) errou no julgamento de Lula na Lava Jato. O hoje senador foi considerado parcial na sua atuação como juiz nos processos envolvendo o ex-presidente, preso em 2018 acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O ex-juiz da Lava Jato deixou a magistratura para se tornar ministro da Justiça no governo Bolsonaro.

Sobre o político ter aceitado o cargo Lula disse: “Ganha o Ministério da Justiça, ganha a suprema corte e ganha o povo brasileiro.”

“Quando chegar dia 1º [de fevereiro], nós vamos fazer um ato, vamos fazer a posse do nosso querido Lewandowski como ministro de Justiça, aí ele já vai ter uma equipe montada. Ele vai conversar comigo, e nós vamos discutir quem fica, quem sai, quem entra, quais são as novidades”, completou o presidente.

 

Relembre a carreira do novo ministro da Justiça

Nascido em 11 de maio de 1948, na cidade do Rio de Janeiro, Lewandowski se formou em ciências políticas e sociais, pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo, em 1971, e também tem o diploma em ciências jurídicas e sociais pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1973).

Ricardo Lewandowski é um jurista, advogado e ex-magistrado brasileiro.

Além de mestre (1981) em relações internacionais pela The Fletcher School of Law and Diplomacy, da Tufts University, nos Estados Unidos. De 2003 a 2023, foi professor titular de teoria geral do Estado no Departamento de Direito do Estado da Universidade de São Paulo, universidade em que lecionava desde 1978, quando ingressou como docente voluntário, tendo chefiado o Departamento de Direito do Estado e coordenado o curso de mestrado em Direito Humanos nesta faculdade.

Segurança pública, fonte de preocupação

O peso de assumir o posto ocupado por Dino, um dos ministros mais populares do governo, é pequeno diante dos vespeiros na área de segurança pública que ele vai herdar, dizem especialistas ouvidos pela BBC News Brasil.

A segurança pública é uma das maiores preocupações dos brasileiros.

Segundo levantamento do Datafolha de setembro, 17% citaram a insegurança como o maior problema do Brasil — eram 6% em dezembro do ano passado.

Seis em cada dez brasileiros sentem insegurança ao caminhar pelas ruas das cidades onde moram, segundo o instituto: 34% dizem se sentir muito inseguros após o anoitecer e 26% dizem sentir um pouco de insegurança.

Uma pesquisa recente realizada pela Atlas Intel pediu aos entrevistados para avaliar a atual gestão em diversas áreas — e constatou que a segurança é também um calcanhar de aquiles do governo Lula.

Na segurança pública, só 36% aprovam o desempenho do governo, considerando-o bom ou ótimo. Na outra ponta, 47% o avaliaram como péssimo, 9% como ruim e 9% como regular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *